sexta-feira, 9 de outubro de 2009

~~-~~ O SANTO CONDESTÁVEL~~-~~

Beatificado pelo Papa Bento XV em 1918 foi hoje, em Roma, canonizado o Condestável Nuno Álvares Pereira, até agora Beato Nuno de Santa Maria.

O povo, na sua sabedoria, desde há séculos que o crê merecedor de tal estado, por isso, lhe chama Santo Condestável. A sua bondade já era referida nas Crónicas de Fernão Lopes e na Crónica do Condestabre, escritos do Séc. XIV. Também na Poesia, Fernando Pessoa escreve, na Mensagem, sobre Nun’Álvares Pereira e a auréola que o cerca.

  D. Nuno Álvares Pereira, foi determinante para a consolidação da independência de Portugal na crise de 1383-85, como Condestável do Reino, isto é como chefe militar dos Exércitos de Portugal, tendo sido o seu maior feito militar a vitória portuguesa na memorável Batalha de Aljubarrota, que ocorreu na tarde de 14 de Agosto de 1385. 

Porém, não é por nada disso que Nuno Alvares Pereira foi proclamado santo, mas porque apesar de ser a segunda figura do reino, estimado e considerado pelo Rei e por todos os seus contemporâneos, respeitado e admirado até pelos seus antigos adversários castelhanos, D. Nuno renunciou a todas as honras, distinções e poderio temporal e fez-se monge carmelita, entrando para o Convento do Carmo que ele próprio mandara construir em Lisboa.

Desde que professou na Ordem do Carmo, este “grande do Reino”, passou a andar descalço, de hábito carmelita, a pedir esmolas para os pobres pelas ruas de Lisboa, vivendo uma vida de oração e penitência, amor aos mais pobres e especial devoção à Mãe de Deus.

Logo, pouco depois da sua morte, a fama de santidade de D. Nuno Alvares Pereira se começou a espalhar, de tal modo que sete anos depois, o Rei de Portugal pediu ao Papa a sua canonização.

Entretanto o seu culto crescia e alastrava a outros países, a começar pela própria Espanha que não guardou ressentimentos pelo seu antigo adversário político-militar e reconheceu nele um exemplo de bondade e dedicação aos pobres.

****

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

*~* Se nao quiser adoecer *~*


Se nao quiser adoecer - "Fale de seus sentimentos".Emocoes e sentimentos que sao escondidos, reprimidos, acabam em doencas como: gastrite, ulcera, dores lombares, dor na coluna.Com o tempo a repressao dos sentimentos degenera ate em cancer.Entao vamos desabafar, confidenciar, partilhar nossa intimidade, nossos segredos, nossos pecados.O dialogo, a fala, a palavra, e um poderoso remedio e excelente terapia.
 
Se nao quiser adoecer - "Tome decisao".A pessoa indecisa permanece na duvida, na ansiedade, na angustia. A indecisao acumula problemas, preocupacoes, agressoes.A historia humana e feita de decisoes. Para decidir e preciso saber renunciar, saber perder vantagem e valores para ganhar outros. As pessoas indecisas sao vítimas de doencas nervosas, gástricas e problemas de pele.
 
Se nao quiser adoecer - "Busque solucoes". Pessoas negativas nao enxergam solucoes e aumentam os problemas. Preferem a lamentacao, a murmuracao, o pessimismo. Melhor e acender o fosforo que lamentar a escuridao. Pequena e a abelha, mas produz o que de mais doce existe. Somos o que pensamos. O pensamento negativo gera energia negativa que se transforma em doenca.

Se nao quiser adoecer -
"Nao viva de aparencias". Quem esconde a realidade finge, faz pose, quer sempre dar a impressao que esta bem, quer mostrar-se perfeito, bonzinho etc., esta acumulando toneladas de peso... uma estatua de bronze, mas com pes de barro.
Nada pior para a saúde que viver de aparencias e fachadas. Sao pessoas com muito verniz e pouca raiz. Seu destino e a farmacia, o hospital, a dor.

Se nao quiser adoecer
- "Aceite-se". A rejeicao de si proprio, a ausencia de auto-estima, faz com que sejamos algozes de nos mesmos. Ser eu mesmo a o nucleo de uma vida saudavel. Os que nao se aceitam sao invejosos, ciumentos, imitadores, competitivos, destruidores. Aceitar-se, aceitar ser aceito, aceitar as criticas, e sabedoria, bom senso e terapia.

Se nao quiser adoecer
- "Confie". Quem nao confia, nao se comunica, nao se abre, nao se relaciona, nao cria liames profundos, nao sabe fazer amizades verdadeiras. Sem confianca, nao ha relacionamento. A desconfianca e falta de fe em si, nos outros e em Deus.

Se nao quiser adoecer - "Nao viva sempre triste". O bom humor, a risada, o lazer, a alegria, recuperam a saude e trazem vida longa. A pessoa alegre tem o dom de alegrar o ambiente em que vive. "O bom humor nos salva das maos do doutor". Alegria e saude e terapia. 
                               

Ou seja: viva a vida intensamente com muito amor no coracao e na mente.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

~~º~~ Prece de Luz ~~º~~


Senhor, nesse silêncio deste dia que amanhece, venho pedir-vos a paz, a sabedoria, a força.

Quero olhar hoje o mundo com os olhos cheios de amor, ser paciente, compreensivo, manso e prudente, ver além das aparências vossos filhos como vós mesmo so verdes e, assim, não ver senão o bem a cada um.

Fechai meus ouvidos a toda calúnia. Guardai minha língua de toda a maldade. Quesó de bênçãos se encha meu espírito. Que eu seja tão bondoso e alegre que todos quantos se achegarem a mim sintam vossa presença.

Revesti-me de vossa beleza, Senhor, e que, no decurso deste dia, eu vos revele a todos.

Amém.